Formosa: nota de pesar pelo falecimento de Catulé

A prefeitura de Formosa do Rio Preto manifesta pesar pelo falecimento do ex-vereador Jonas Lima, aos 103 anos de idade, na noite deste domingo (13/08). Conhecido como “Catulé”, a quem muitos davam também o título de “mestre Catulé”, ele nasceu em Santa Rita de Cássia no dia 8 de fevereiro de 1914. Em 1941 passou a morar em Formosa, onde se casou, em 1943, com Maria Rocha Lima (1922 – 2013), vereadora na legislatura de 1983 a 1988. O casal, ícone da cultura e história do município, teve 13 filhos, 38 netos e 15 bisnetos. Foram 72 anos de matrimônio.   

O “mestre Catulé” também foi vice-prefeito indicado por Abdiel dos Reis – prefeito de Santa Rita à época, com a finalidade de fiscalizar e arrecadar impostos, além de ser precursor no serviço de censo eleitoral. Ao encerrar o período do mandato de Abdiel dos Reis, Jonas Lima passou a trabalhar como comerciante, prestando relevantes serviços à sociedade formosense, tornando-se reconhecido pelo ofício, pela honradez e pela irreverência (era o rei das charadas). Algumas das bases pelas quais formou uma das famílias mais tradicionais de Formosa do Rio Preto.

Exerceu também a função de juiz de paz no governo de Orlando Cezar e cumpriu mandato de vereador de 1973 a 1976.

Apresentamos as condolências e solidariedade de toda equipe da administração municipal para a família e amigos do “mestre Catulé”, nossos mais sinceros sentimentos e que Deus dê a todos força e conforto espiritual neste momento tão difícil.

Termosires Neto

Prefeito de Formosa do Rio Preto

14 de agosto de 2017

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Formosa: nota de pesar pelo falecimento de Catulé”

  1. Esse ilustre longevo deve ter visto e experimentado de muitos acontecimentos neste Brasil de meu Deus. Que Jesus ilumine seu caminho no outro lado da vida.

Deixe um comentário