Terremoto ao leste do México e ameaça de tsunami em todo a costa do Pacífico

As agências de notícias de todo o mundo repercutiram nesta madrugada a ocorrência de um forte terremoto de magnitude 8, que sacudiu a costa sul do México no final da noite desta quinta-feira (7). O informe é  do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra sismos em todo o mundo.

Ao menos duas pessoas morreram no estado mexicano de Chiapas, informou o secretário de governo, Miguel Angel Osorio Chong.

Não há ainda informações sobre danos pelo país.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu alerta de possíveis ondas gigantes para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

A agência de proteção civil do México informou que o terremoto foi mais forte a atingir o país desde o devastador tremor de 1985 que derrubou edifícios e matou milhares.

Destruição em um hotel de Tuxtla.

Na Cidade do México, moradores deixaram seus imóveis e correram para as ruas em pijamas. Alarmes soaram após o tremor.

Ondas de tsunami já causaram estragos no litoral mexicano

O epicentro foi localizado a 119 km de Três Picos, a uma profundidade de 33 km.

O tremor também foi sentido na vizinha Guatemala.

Tremor réplica de magnitude 5,7 ocorreu poucas horas depois em Paredon, na mesma região do terremoto principal. Com edição do g1.globo.com, El País e de O Expresso.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário