Depois de 123 dias chove no Distrito Federal

Só para confirmar a fama da Lua Nova como boa de chuva – ela entrou no dia 20, antes de ontem – hoje aconteceram chuvinhas pequenas em várias partes de Brasília. É a famosa chuva das flores. Em outubro, a nova acontece no dia 19 e só aí o tempo vai de fator “virar” para a estação chuvosa. 

A tão esperada nebulosidade chegou tímida ao céu de Brasília ao longo da noite dessa quinta-feira (21/9) e da madrugada de sexta-feira (22/9). Mas vários brasilienses que transitavam pelas ruas na noite de ontem já percebiam a mudança na temperatura, com um vento mais úmido.

O resultado foi o que já era esperado ao longo da semana: após um “jejum” de 123 dias sem chuva, os brasilienses acompanharam a chegada de precipitações, que caem em alguns pontos da capital federal nesta tarde.

O reservatório de Santa Maria, um dos responsáveis pelo abastecimento do Distrito Federal, atingiu na quarta-feira (20/9) o nível mais baixo de sua história: 31,7%. O do Descoberto, por sua vez, fechou o dia com 20,9%. O pior registro para ele foi 18,85%, verificado em 13 de janeiro deste ano.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário