Aécio Neves é afastado do mandato e obrigado a recolher-se à noite.

Foto Lula Marques, da Agência PT

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram nesta terça-feira (26) por 5 votos a 0 pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o senador Aécio Neves (PSDB). No entanto, por 3 votos a 2 determinaram o afastamento do parlamentar do mandato.

Em relação ao pedido de prisão, os cinco ministros da turma votaram contra – Marco Aurélio Mello (relator), Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Já ao pedido de afastamento do mandato, votaram contra Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes. Barroso, Rosa Weber e Fux votaram pelo afastamento.

Os pedidos de prisão e de afastamento do mandato foram feitos no fim de julho pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Foram também determinados pela Suprema Corte o recolhimento noturno do Senador e a entrega do passaporte.

O site de humor, Sensacionalista, diz que, ao saberem da notícia, três bares do baixo Leblon fecharam as portas, prevendo redução de faturamento. Pode-se prever também uma redução do tráfego de malas de dinheiro.

Analistas da política creditam o súbito endurecimento do STF, que mandou os irmãos Batista para a cadeia e Aécio para casa, como um dos efeitos mais notáveis do pronunciamento do general Aragão.

Nenhuma legenda para esta foto, por mais imaginativos que sejamos, poderia ir além de “o próximo será você, meu caro!”

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Aécio Neves é afastado do mandato e obrigado a recolher-se à noite.”

Deixe um comentário