Pular para o conteúdo

Na Câmara do LEM, uma sessão morninha, com vereadores trocando elogios

27/09/2017

Foi bom voltar a assistir a sessão da Câmara de ontem através da transmissão límpida e profissional de Augusto Isensee.

O assunto dos táxis-lotação, que servem bairros distantes como Solar dos Buritis, Sol do Cerrado, Vista Alegre e Jardim das Oliveiras dominou a sessão.

Mal servidos pela empresa Stadtbus, cuja frequência dos ônibus é baixíssima, os moradores não tem para quem apelar, já que o Governo Oziel resolveu prender e multar os taxistas alternativos em nome da chamada segurança do usuário.

O serviço da empresa de transportes coletivos é pior na medida em que recolhe passageiros por todos os bairros do leste da cidade, fazendo longas e demoradas viagens que não se conectam com o bairro Alto Paraíso, onde trabalham domésticas e faxineiras, geralmente arrimos de família.

Nei Vilares, operoso e atento, afirmou na tribuna que os direitos dos usuários dos táxis-lotação serão preservados.

Mas o Supremo Condestável do Legislativo, Reynildo Neri, um dos que lidera, em nome de Pai Oziel, a extinção dos táxis-lotação, foi taxativo:

-Se adequem para evitar problemas.

Aí o jogo virou uma troca de elogios entre vereadores, em nome do corporativismo reinante na casa, promessas de grandes projetos e tiradas demagógicas.

Um prato cheio para quem tem estômago.

Enquanto isso, as faxineiras, ou levantam às 5 da manhã para chegar às sete horas no trabalho, ou começam a treinar para a maratona.

A verdade é que o Prefeito poderia eleger uma força tarefa, cadastrar os motoristas e permitir o serviço. Ou usar os gordos subsídios que recebe a Stadtbus para comprar uma bicicleta para cada eleitor.

Setembro amarelo

Outro assunto debatido, com intensidade, ontem, foi o projeto, aprovado por unanimidade, para estabelecer o Setembro Amarelo como evento oficial do calendário de Luís Eduardo Magalhães.

Interessante que nenhum dos doutos vereadores citou, ao menos de passagem, a ação que poderia estar sendo desenvolvida pelo CAPS AD III – Centro de Atenção Psicosocial, que deveria atender pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas e proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento vinte e quatro horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno.

No caso, se estivesse operante em Luís Eduardo Magalhães. O prédio, construído na gestão anterior, continua lá na praça da UPA, intacto, sem uso programado à vista.

O CAPS é ferramenta essencial na prevenção do suicídio e o de Luís Eduardo Magalhães tem projeto tão avançado que é previsto para municípios com população acima de 150 mil habitantes.  

Lei de irresponsabilidade fiscal

O vereador Márcio Rogério foi enfático, ontem, ao comentar as consequências da política de inchaço de servidores do Governo Oziel, que está prestes a explodir a Lei de Responsabilidade Fiscal, com 53,8% da arrecadação destinada à folha de pagamento:

-Demita um cabo eleitoral, Senhor Prefeito, e aumente o salário de um professor.

Segundo o vereador, a Prefeitura está cheia de cabos eleitorais da pretensa candidata Jusmari Oliveira nas eleições de 2018. O que até as pedras do fundo do rio das Moças sabem que é verdade.

O Vereador argumentou ainda que as dificuldades do Prefeito que ultrapassa a LRF podem ser extremamente danosas ao Município.

Corregedor geral da imprensa

O vereador Ivanei Victor de Oliveira Freitas mostrou ontem o verdadeiro motivo pelo qual deixou o ferro velho: se transformar no corregedor geral da imprensa de Luís Eduardo Magalhães.

Citando frase do escritor e jornalista gaúcho Luiz Fernando Veríssimo, apregoou:

“As vezes a única coisa verdadeira no jornal é a data”.

É claro que o douto e insigne Victor se referia ao jornal O Expresso. Até porque os outros estão mancomunados, a soldo, com o prefeito Oziel Oliveira.

Um maluco chegou a alardear esta semana que Jusmari Oliveira, recém assumida, começa a agitar a política da Bahia.

Ao que poderia se responder:

– Menos, maluco, muito menos. Jusmari é apenas um peão no tabuleiro de Rui Costa para se reeleger.

Lembrete aos navegantes

Nunca é demais lembrar aos senhores vereadores: o povo de Luís Eduardo Magalhães renovou a Câmara em exatos 60% no último pleito. Portanto, se querem conservar a boquinha, tratem de botar o pé na rua e defender os verdadeiros interesses do povo e não os desígnios dos poderosos de ocasião.

Projeto da Transparência

O projeto que prevê a identificação dos carros e máquinas alugadas da Prefeitura, de autoria de todos os vereadores e aprovado por unanimidade, ainda não apareceu em plenário depois dos vetos impostos por Oziel.

Já tem gente desconfiando de que o projeto está engavetado no gabinete do presidente Reynildo Nery, naquela gaveta mais escondida do armário.

Ninguém viu, ninguém sabe, vai ver o projeto transformou-se em purpurina para ser usado no próximo carnaval. 

O nome desse fenômeno é falta de vergonha na cara. 

2 Comentários leave one →
  1. Pedro Paulo permalink
    27/09/2017 13:15

    Ao redor da UPA, todos os prédios que Humberto Santa Cruz construiu e entregou no final do mandato estão virando sucata.
    CAPS, Centro de Acolhimento, Posto de Saúde, Lavanderia Municipal, tudo fechado e se deteriorando, do jeito que o diabo gosta.
    Dinheiro público saindo pelo ralo.
    Oziel desativou a unidade intensiva pre natal do Gileno de Sá e há poucos dias uma criança de sete meses morreu na maternidade. É o descaso total .

  2. Elen permalink
    28/09/2017 11:19

    Politico do passado é assim mesmo,,,, continue assim Dr. Márcio,,, cobre desse corrupto

Deixe um comentário