Plantio de soja está atrasado, por falta de chuvas, em todo o Centro Oeste.

Os altos custos da semente não permitem aventuras de plantar com a terra seca.

A falta de chuvas atrapalhou os planos dos produtores de toda a grande região do Centro Oeste.

O plantio de soja está em ritmo lento nas principais regiões produtoras. Até agora, pouco mais de 10% da área estimada já foi semeada no país, enquanto no mesmo período do ano passado o índice estava em 17%.

Em Mato Grosso, principal estado produtor do grão, o cenário não é diferente, apenas 14% da área já foi plantada, enquanto em 2016, na mesma época, o volume semeado ultrapassava a casa dos 31%.

A janela ideal de plantio no Oeste baiano é de 15 de novembro a 15 de dezembro. E não devera ser aproveitada se as chuvas vierem só no final do ano. Resta aos produtores evitarem os cultivares precoces e plantar apenas variedades de ciclo longo para que permitam enchimento dos grãos no final de março.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário