O rio São Francisco expõe as chagas da maior seca de sua história

Foto g1.globo.com

O portal Uai do jornal Estado de Minas realizou um vídeo mostrando o alto Rio São Francisco na mais desesperadora de suas crises.

Ontem, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho estava um pouco acima de 3%, praticamente em seu volume morto. As margens do grande lago já recuaram mais de 6 quilômetros, transformando a pesca, o turismo e a agricultura uma mera lembrança. Se chover ao final de dezembro, só em meados de janeiro o rio recuperará parte do seu fluxo.

Pior: a crise deve se agravar em 2018, pois a baixa capacidade de investimentos do Governo Federal, abalado por uma crise econômica e política sem precedentes, não permitirá que se façam obras de barrageamento e reservação do fluxo da grande bacia. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário