No dia de hoje, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, sobre o rio São Francisco, chegou a 2,92% de sua capacidade, praticamente entrando em seu volume morto. Só a vazão do rio, menor do que 250 m³/s está passando para o lado da foz. No entanto, a perspectiva de chuvas abundantes é boa e paulatinamente o reservatório deve parar de encolher e voltar a acumular água.
Em Luís Eduardo Magalhães, choveu entre 2 e 5 mm. Mas em Barreiras as chuvas ultrapassaram os 30 mm.
Veja o mapa do Climatempo com a previsão dos acumulados até o dia 5 de novembro, domingo.

No Piauí, pancadões
O mês de outubro de 2017 terminou com um verdadeiro dilúvio sobre a cidade de Floriano, no Piauí. Em menos de 12 horas choveu quase o dobro da média de chuva normal para todo o mês de outubro.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 152,8 mm acumulados entre 22 horas de 30 de outubro e 9 horas o dia 31 de outubro, no horário local. Esta medição foi feita pelo modo automático e representa quase o dobro da média de chuva para outubro que é de 98 mm. O mais impressionante é que quase toda a chuva caiu em 2 horas. Entre 2 e 3 horas da madrugada (hora local) choveu 47,2 mm e entre 6 e 7 horas choveu 46,8 mm. Na medição da estação meteorológica convencional o acumulado sobre Floriano foi de 148,0 mm e a foi o primeiro registro de chuva desde meados de junho.
Frente fria chega a Bahia
Mais chuva está sendo esperada para os próximos dias para áreas do interior do Maranhão, do Piauí e principalmente da Bahia. Uma frente fria chega ao sul da Bahia nesta quarta-feira e vai estimular o crescimento de mais nuvens carregadas sobre várias áreas do interior e do litoral baiano e também do Maranhão e do Piauí.
O centro-sul destes dois estados e o centro-oeste e o sul da Bahia devem ser as regiões mais beneficiadas com as pancadas de chuva. Pelo menos até o sábado, 4 de novembro, várias pancadas de chuva poderão ser fortes e com raios. Confira os detalhes da previsão para o Nordeste para os próximos dias.
O mapa mostra a estimativa do total de chuva para 5 dias, entre 1 e 5 e novembro, no Nordeste do Brasil. Os maiores volumes acumulados que podem chegar aos 100 mm são previstos para a Bahia.

Na estação do Inmet em LEM marcou quase 60 milímetros de chuva nesta madrugada. Não entendi porque na notícia afirma que em Luís Eduardo Magalhães choveu entre 2 e 5 mm.
Nota da Redação:
A leitura do pluviômetro da redação, na zona norte da Cidade, indicava um pouco acima de 2 mm.O que demonstra que a precipitação não foi uniforme