Chuva chega de mansinho ao Oeste baiano, mas deve continuar chovendo.

No dia de hoje, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, sobre o rio São Francisco, chegou a 2,92% de sua capacidade, praticamente entrando em seu volume morto. Só a vazão do rio, menor do que 250 m³/s está passando para o lado da foz. No entanto, a perspectiva de chuvas abundantes é boa e paulatinamente o reservatório deve parar de encolher e voltar a acumular água.

Em Luís Eduardo Magalhães, choveu entre 2 e 5 mm. Mas em Barreiras as chuvas ultrapassaram os 30 mm.

Veja o mapa do Climatempo com a previsão dos acumulados até o dia 5 de novembro, domingo.

No Piauí, pancadões

O mês de outubro de 2017 terminou com um verdadeiro dilúvio sobre a cidade de Floriano, no Piauí. Em menos de 12 horas choveu quase o dobro da média de chuva normal para todo o mês de outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 152,8 mm acumulados entre 22 horas de 30 de outubro e 9 horas o dia 31 de outubro, no horário local. Esta medição foi feita pelo modo automático e representa quase o dobro da média de chuva para outubro que é de 98 mm. O mais impressionante é que quase toda a chuva caiu em 2 horas. Entre 2 e 3 horas da madrugada (hora local) choveu 47,2 mm e entre 6 e 7 horas choveu 46,8 mm. Na medição da estação meteorológica convencional o acumulado sobre Floriano foi de 148,0 mm e a foi o primeiro registro de chuva  desde meados de junho. 

Frente fria chega a Bahia

Mais chuva está sendo esperada para os próximos dias para áreas do interior do Maranhão, do Piauí e principalmente da Bahia. Uma frente fria chega ao sul da Bahia nesta quarta-feira e vai estimular o crescimento de mais nuvens carregadas sobre várias áreas do interior e do litoral baiano e também do Maranhão e do Piauí.

O centro-sul destes dois estados e o centro-oeste e o sul da Bahia devem ser as regiões mais beneficiadas com as pancadas de chuva. Pelo menos até o sábado, 4 de novembro, várias pancadas de chuva poderão ser fortes e com raios. Confira os detalhes da previsão para o Nordeste para os próximos dias.

O mapa mostra a estimativa do total de chuva para 5 dias, entre 1 e 5 e novembro, no Nordeste do Brasil. Os maiores volumes acumulados que podem chegar aos 100 mm são previstos para a Bahia.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Chuva chega de mansinho ao Oeste baiano, mas deve continuar chovendo.”

  1. Na estação do Inmet em LEM marcou quase 60 milímetros de chuva nesta madrugada. Não entendi porque na notícia afirma que em Luís Eduardo Magalhães choveu entre 2 e 5 mm.
    Nota da Redação:
    A leitura do pluviômetro da redação, na zona norte da Cidade, indicava um pouco acima de 2 mm.O que demonstra que a precipitação não foi uniforme

Deixe um comentário