Chove forte e cultura da soja é estabelecida com rapidez no Oeste baiano

Estão previstas acumulados de chuva de até 120 milímetros em todo o cinturão produtivo da grande região do Matopiba. As chuvas no final da tarde permitem o plantio acelerado durante o dia, antecipando a janela de plantio da soja de 15 de novembro a 15 de dezembro.

Ontem choveu 38 mm no pluviômetro da redação de O Expresso.

Em Luís Eduardo Magalhães muito produtores se anteciparam às chuvas e plantaram quase a totalidade de suas lavouras na terra seca. As chuvas serenas que caíram logo após permitiram uma excelente germinação.

Neste dia 7, terça-feira, o reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho desde até 2,36%, que espera-se seja o resultado mínimo da prolongada seca que assolou toda a grande bacia hidrográfica do rio São Francisco. Com as chuvas recentes nas cabeceiras é provável que os reservatórios comecem a se recuperar entre 7 e 15 dias.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário