Pesquisa eleitoral por telefone? Esse pessoal está fazendo a coisa errada.

Uma pesquisa eleitoral via telefone, publicada hoje, informa, que questionados os eleitores de forma estimulada, Lula estaria com 26% de indicações e Bolsonaro com 25%. E mais: diz que 51% dos eleitores não votariam em um candidato indicado por Lula.

O método dos pesquisadores é ligar a partir de uma base de dados com cerca de 80 milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país.

A seleção dos números discados é feita de maneira aleatória e automática pelo discador.

Ora, uma pesquisa que não contempla as classes menos favorecidas da população, que ora não tem um telefone ou tem dificuldades com sinal de celular, já parte de um pressuposto errôneo que a invalida no todo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Pesquisa eleitoral por telefone? Esse pessoal está fazendo a coisa errada.”

  1. Seria maravilhoso, se até as classes desfavorecidas, tomassem conhecimento e também não votassem no Lula. Mas o povo brasileiro é muito sujo, maior exemplo disso é a nossa cidade, que eleitores se vendem por algumas cestas básicas na época da eleição.

Deixe um comentário