Rui Costa quer plano ambiental para a região de Correntina

Governo do Estado convida Ministério Público para plano de ações em Correntina
Fotos: Mateus Pereira/comunicação

O governador Rui Costa convidou o Ministério Público do Estado (MPBA) para participar da elaboração do plano de ações com foco no meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico da região de Correntina, no oeste da Bahia. O convite foi realizado diretamente à procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, durante reunião da qual participaram também os secretários estaduais do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, além do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno.

“Estamos avançando na construção conjunta de uma série de medidas para resolvermos da melhor forma, com técnica e sustentabilidade, as questões na região”, afirmou Rui. Ele acrescentou que, nos próximos dias, uma equipe composta por representantes de diferentes secretárias e órgãos fará uma visita a Correntina, com o objetivo de aprofundar o diagnóstico sobre a captação de água do Rio Arrojado. Após formalização do convite, um técnico do Ministério Público deve compor a equipe.

Governo do Estado convida Ministério Público para plano de ações em Correntina
No encontro com a procuradora-geral, na quarta-feira (22), na Governadoria, Rui apresentou uma portaria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que estabelece o prazo de 60 dias para que as empresas do agronegócio instalem um sistema de medição da vazão consumida em todos os pontos de captação (hidrômetro) da Bacia do Rio Arrojado.

As empresas ainda devem deixar os dados à disposição do Inema e apresentar ao órgão o relatório de instalação no prazo de 60 dias, contados a partir da publicação da portaria, disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta (22).

No feriado da Proclamação da República, o governador reuniu oito secretários, técnicos e diretores de órgãos estaduais e cobrou pressa na elaboração do plano de ações. Geraldo Reis e Jerônimo Rodrigues estavam no encontro, assim como o titular da Secretaria do Planejamento (Seplan) e vice-governador do Estado, João Leão, e os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster; de Relações Institucionais, Josias Gomes; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; e de Comunicação, André Curvello.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Rui Costa quer plano ambiental para a região de Correntina”

  1. A proposta do Governador Rui Bosta para o problema da água em Correntina é semelhante à proposta da vitima para o Ladrão: Vou instalar uma câmara no meu estabelecimento para registrar quantas vezes você ladrão vai adentrar ao mesmo para me roubar. Só te peço que não leve a Câmara deixe-a funcionando perfeitamente para que eu saiba quantas vezes você me roubou. Como é que o povo deve acreditar em um governo desse ?

    Outra observação: A perversidade pelo mau uso das águas dos circuitos que circundam Correntina não é um problema só desse cidade,afeta as demais cidades servidas pelos tributários, atinge também os usuários do Rio São Francisco desde Sitio do Mato até Piaçabuçu em Alagoas onde o mar avança rio à cima numa inversão natural das coias. no entanto, nenhumas das centenas de cidades afetas ao problema manifestou em solidariedade ao povo de Correntina que foi taxado de bandido e de índio pelo governo sem rumo da Bahia. Acorda gente !!!!!

Deixe um comentário