Polícia prende garimpeiros clandestinos em São Domingos e Roda Velha

Uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) prendeu, na terça-feira (12), cinco pessoas em um garimpo clandestino de ouro em São Domingos, na região nordeste do estado. De acordo com o MP-GO, por semana os garimpeiros extraíam pelo menos 1kg de ouro, movimentando, em dois meses, cerca de R$ 1 milhão. O local foi fechado pelo órgão.

A Operação Montezuma foi deflagrada na manhã de terça-feira, em parceria com a Polícia Civil. Conforme o MP-GO, as investigações duraram cerca de um mês. A próxima etapa da apuração, segundo o órgão, é descobrir se existia a a participação de empresários e tentar identificar os receptadores do ouro.

Segundo o Ministério Público, os garimpeiros cavavam túneis de mais de 10 metros de profundidade, de onde era retirado o material. O cascalho e as pedras onde o outro era encontrado eram triturados em um moinho que ficava escondido em um galpão. Para separar o minério, os garimpeiros usavam mercúrio.

De acordo com o órgão, o preço do kg do ouro está cotado em 130 mil reais, e estima-se que os garimpeiros retiraram aproximadamente 8 kg do minério precioso.

O ouro era extraído de uma jazida clandestina no município de São Domingos e processado no distrito de Roda Velha, que fica no município de São Desidério, no sudoeste baiano. Do G1 e MP-GO.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário