Em sua primeira noite no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, o deputado Paulo Maluf (PP-SP), 86 anos, passou a noite “em claro” e “muito abalado”.
A informação é do advogado de defesa do político, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que visitou Maluf neste sábado (23/12). Segundo Kakay, mesmo com o auxílio de remédios, o parlamentar não conseguiu dormir.
“Ele está muito abatido e com dificuldades, o que é natural para uma pessoa que tem os problemas que ele tem e está preso”, disse o defensor. Maluf se encontra detido na cela 10 da Ala B, no Bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda. O local é conhecido como “Ala dos Vulneráveis”, por abrigar policiais, políticos e idosos.
Kakay relata que, com dificuldade de locomoção, o parlamentar estaria sendo ajudado por companheiros de cela para atividades diárias, como levantar-se da cama ou ir ao banheiro. “Imagina uma pessoa de 86 anos que para ir ao banheiro tem que depender da ajuda de pessoas que ele nunca viu na vida”, comenta. Conteúdo e imagem do portal Metropoles.com.

Imaginem também o tanto de presos que ficaram amontoados em celas de delegacias e presídios, inclusive se revezando para dormir quando ele foi governador? Imaginem o tanto de idosos que não encontraram um tratamento médico minimamente digno quando ele foi prefeito ou governador? Imaginem o tanto de escolas e boa merendas que deixaram de ser destinadas a crianças e jovens? Imaginem mais ainda o tanto de jovens desviados por que encontraram todas as portas na vida fechadas desde o momento em que nasceram por que prefeitos ou governadores como Maluf desviaram recursos que provavelmente salvariam muitos dessas pessoas da morte ou do crime? Eu tenho pena de quem nunca conseguiu ver uma luz de esperança durante toda a vida e não de um homem que envelheceu piorando o mundo a cada minuto que aqui está.