Consumidor sofrerá com novos aumentos da energia elétrica em 2018

Nesta última quinta-feira, 21, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho estava com apenas 5% de sua capacidade. Das seis grandes turbinas, capazes de gerar 1,01 gigawatts, provavelmente 5 estavam paradas durante todo o tempo e uma delas operando só nos horários de maior demanda, das 17 às 21 horas.

Sobradinho é capaz de gerar 58% de todo o sistema hidrelétrico do rio São Francisco e esse silencio nas máquinas significa que as chuvas são insuficientes, que a grande rede de térmicas do Nordeste continuará a funcionar  e que o consumidor pagará mais pela sua energia em 2018.

A hidrelétrica de Três Marias, responsável por 31% da energia hidrelétrica produzida, também está regulando a saída da água, com apenas 16,7% de seu reservatório preenchido.

O crescimento da energia eólica, que chegou a atender mais de 50% da energia consumida no Nordeste em alguns períodos de 2017, está sendo vítima da cobiça estatal, que quer impor taxas e impostos sobre a geração.

Com 41 parques eólicos distribuídos em cidades do semiárido, como Caetité, Xique Xique e Morro do Chapéu, o estado da Bahia já o dono do maior potencial para produção de energia eólica do país. Nos últimos seis meses, as usinas eólicas da Bahia geraram, em média, 406 MW de energia elétrica, ainda atrás do estado pioneiro no Brasil, o Rio Grande do Norte, com 650 MW médios de energia.  

Em 2017 as contas de energia foram majoradas em média, em todo o País, em 14% e, em 2018, estima-se que poderão subir mais 9%.

Além disso, teremos bandeiras amarelas, vermelhas e, quem sabe, roxas e pretas.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário