A procissão do Bonfim e as manifestações dos políticos, já em campanha.

A festa secular, que ocorre desde 1754, é marcada por cortejo de oito quilômetros entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, na Cidade Baixa.

Culto ecumênico foi realizado por volta das 8h (Horário da Bahia) em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio

Logo após a celebração, devotos seguiram em cortejo por 8km em direção à Igreja do Bonfim, na famosa Colina Sagrada

Chegando ao Bonfim, as baianas lavam as escadarias da Basílica

Durante a tarde, o dia da Lavagem do Bonfim é marcado por festas musicais, considerada a parte ‘profana’ da festa.

Em ano de eleições, os políticos se manifestam durante a Festa do Bonfim. ACM Neto disse que este pode ser o último em que comparece como prefeito de Salvador, indicando que vai mesmo candidatar-se ao Governo do Estado: “O povo está nas ruas pedindo por isso”, disse Neto.

Rui Costa afirmou que a graça que espera de Nosso Senhor do Bonfim é que as escolhas do povo sejam bem feitas.

Embora 2018 seja um ano eleitoral e o governador Rui Costa (PT) vá disputar a reeleição em outubro, o chefe do Executivo estadual diz que tem um único pedido: que seja feita “a vontade do povo”. “Pra que a Bahia siga seu caminho e que o Senhor do Bonfim nos abençoe”, simplifica o petista, que segue o cortejo da lavagem

Ângelo Coronel, presidente da Assembleia baiana, afirmou:

“A festa do Bonfim sempre foi termômetro, em todas as campanhas políticas da Bahia, principalmente em períodos eleitorais, sempre foi um marco. Eu acho que evidentemente aqueles que querem disputar uma vaga tem que botar sua cara na rua, seu bloco na rua, mostrar que realmente está disposto a encarar a campanha. Evidentemente está ainda longe, mas quem chega à fonte primeiro, bebe água limpa”. 

E acrescentou:

“Eu sou liderado do PSD, do senador Otto Alencar, e como o governador declarou que o PSD tem uma vaga na chapa, se o PSD, com todas as nossos deputados estaduais e federais, todas as nossas lideranças, acharem que o nome é Ângelo Coronel, estou pronto para encarar esse desafio”. 

Um indicativo de que Neto vai mesmo candidatar-se ao Governo do Estado é a volta anunciada de Marcelo Abreu, secretário de Administração e Finanças de Barreiras. Marcelo é o virtual administrador da campanha de Neto para o Oeste baiano e deve voltar à sua posição para enfrentar essa tarefa de coordenador a campanha que Zito endossou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário