Porto Alegre terá aeroporto com uma das maiores pistas do País

A pista será ampliada à direita na imagem.

Depois de 15 anos, finalmente o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, poderá ter sua pista ampliada.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu ontem a licença de instalação para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre.

A empresa alemã Fraport, concessionária do terminal, poderá realizar a ampliação da pista em 920 metros. A medida permitirá que o Salgado Filho receba aeronaves de maior porte, entre eles o Boeing 747, com carga plena, e o novo Airbus A800. 

Para obter a licença, segundo a Fepam, a empresa alemã precisou apresentar o programa de desapropriação e reassentamento de famílias que residiam na Vila Dique.

A pista do Aeroporto tem atualmente 2.280 metros e com a ampliação ficará com 3.200 metros. A baixa altitude do aeroporto – 4 metros acima do nível do mar – e as temperaturas amenas da noite porto-alegrense favorecerão as decolagens em plena carga, permitindo ligações diretas com os Estados Unidos e Europa.

As pistas de Recife, com 3.523 metros; Viracopos, com 3.240 metros; Guarulhos, 3.700 metros; Galeão, com 4.000 metros; e Brasília, 3.300 metros, são as maiores do País.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Porto Alegre terá aeroporto com uma das maiores pistas do País”

  1. Boa notícia! Tão importante quanto a extensão da pista, será também o aumento da largura dos atuais 42m para 60 metros, afim de, acomodar com maior segurança essas aeronaves maiores e o aumento da resistência do piso. É uma pena que devido a falta de planejamento urbanístico e invasões da área da cabeceira, a pista não possa aumentar mais 1.220m, passando a ter 3.500m de comprimento. 3.500 x 60m seria uma pista fantástica para as decolagens das maiores aeronaves do mundo SEM Nenhuma Restrição Operacional a plena carga e altas temperaturas do verão gaúcho. Saudações & bons futuros voos internacionais,

Deixe um comentário