Darcy Ribeiro, mais atual do que nunca

Darcy Ribeiro, indigenista, educador, Chefe da Casa Civil de Jango Goulart e criador dos CIEPs, no Rio de Janeiro:

“O maior e único problema do Brasil são as suas elites: apátridas, parasitárias, vivem de vender o patrimônio nacional e manter o povo escravizado, ignorante, feito gado.”

Darcy morreu em 17 de fevereiro de 1997. Hoje, quase 21 anos depois suas palavras ressoam fortes. Foi um grande brasileiro.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

3 comentários em “Darcy Ribeiro, mais atual do que nunca”

  1. Com todo respeito, esse senhor destruiu a educação brasileira com a famosa LDB, e tirou matéria que muitos pensam desnecessárias, que são a Base da Sociedade. Só reparar, que depois que tirou a exigência do ensino das Artes, da Educação Física, bem como das matérias OSPB e EMC. Só reparar, quando acabaram essas matérias, os alunos PERDERAM O RESPEITO pelos PROFESSORES, pelos PAIS.

  2. O problema é que a educação nunca foi meta de governante algum neste pais, desde 1.500.Não importa que partido ou qual seja a cor da bandeira que os governantes ostentam, não importa em que nível administrativo, federal, estadual ou municipal.O ensino médio já praticamente não serve para mais nada. O ensino superior serve apenas como passaporte para a fase do pós-graduação. Mesmo diante da fragilidade de conteúdos das grades curriculares, a pessoa pobre só consegue chegar ao ensino superior depois de fazer vários rastos com um pé só. Como disse recentemente o deputado Marquezelli dono da Crutale e um dos envolvidos na mafia da merenda do governo paulista. Isso mesmo !!! Em governos do PSDB tambem existem rolos, apenas não é divulgado na Globo e em alguns Estados nem na Globo, como acontece em Goiás.Mas voltando ao Marquezelli que ao defender cortes na saude e educaço nos proximos 20 anos verberou. A pessoa so deve estudar se tiver como pagar o ensino. Educação não seria atividade essencial do Estado. Parabens Deputado Crutale!!!!!.

  3. Desculpe minha ignorância sobre o assunto mas penso que ele Darcy não teria o autor de tamanhos desmando na educação do Brasil.

Deixe um comentário