Projeto Frutos do Cerrado é selecionado pelo Edital 2018 da Fundação Cargill

Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras promoverá empreendedorismo na comunidade rural com incentivo à produção do cajuí

O Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (Iaesb) é uma das nove instituições selecionadas pelo Edital 2018 da Fundação Cargill. Por meio do projeto Frutos do Cerrado, o Iaesb implantará uma estrutura de pesquisa e geração de tecnologia para agregar valor aos frutos do cerrado, capacitando e promovendo o empreendedorismo da comunidade rural.

Com o intuito de promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, a instituição selecionou projetos ligados a transformação social e geração de valor na cadeia da alimentação que receberão apoio financeiro e de gestão durante este ano.

O projeto Frutos do Cerrado receberá apoio da Fundação Cargill para iniciar pesquisa de um fruto sazonal da região, o cajuí. Com isso, pretende-se entender e mapear a viabilidade econômica e as propriedades nutricionais do fruto, além de treinar agricultores locais para produzirem o fruto.

“Para a seleção, consideramos questões como o planejamento e gestão, o impacto e a relevância do projeto, seu poder de transformação, seu potencial de inovação e sustentabilidade, além de alinhamento entre o propósito e a missão da Fundação Cargill”, explica Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill.

Segundo ele, o edital 2018 recebeu inscrições de 168 projetos de 141 instituições presentes em 14 estados brasileiros. Iniciativas de Chapecó, Goiânia, Itapira, Santarém, Santos e São Paulo também foram escolhidas pela possibilidade de seu impacto transformador na área de alimentação e o potencial para serem replicadas em outras localidades e instituições. Juntas, elas beneficiarão 2.288 pessoas.

A Fundação Cargill em Barreiras

A Fundação Cargill beneficiou no município de Barreiras (BA) 3.889 pessoas por meio do projeto “Conhecer para Nutrir”, organizado pela Fundação Abrinq. O projeto pretendia melhorar a nutrição e promover a segurança alimentar de crianças com até cinco anos de idade em instituições de educação infantil. Foram realizados treinamentos de agentes comunitários de saúde, merendeiras e cozinheiras, e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para disseminar hábitos alimentares saudáveis e incentivar o consumo de alimentos locais com alto valor nutricional.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário