
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), disse nesta quarta-feira (17), durante palestra em Washington, que o programa Bolsa Família “escraviza as pessoas”.
Ele ainda criticou as políticas sociais implementadas pelos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT.
“Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego”, disse Maia, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Na opinião de Maia, o programa cria “dependência” e “atrela as pessoas ao Estado” porque não oferece com ele um emprego ou possibilidade de estudo.
Eu gostaria muito que este gordinho, criado a pêra com leite, vivesse, durante 30 dias com a ração de algumas das centenas de milhares de famílias que tiveram seu benefício cancelado, a maioria por idiossincrasias políticas ou falhas de enquadramento temporário no Programa.
Sem sombra de dúvida, sua silhueta iria melhorar e muito, estando hoje mais assemelhada com um grande e amplo barril de cachaça.
