Sítio do Mato: Ministério Público acolhe representação contra nepotismo na Câmara

A presidente da Câmara

O Ministério Público da Bahia abriu inquérito civil para apurar a prática de nepotismo cruzado na Câmara de Vereadores de Sítio do Mato. A presidente da Câmara de Vereadores, Maria Marta nomeou para o cargo de secretária parlamentar a irmã do vereador Claudio Jose de Oliveira, o  “Cacau”, Jennifer Miranda Santos.

Cacau

Segundo a representação popular ao MP-Ba, a prática do Nepotismo, o critério do parentesco para o preenchimento dos cargos e funções públicos é um fator determinante, valorizando o favorecimento pessoal, em detrimento das regras da ética, da moral, da impessoalidade, da igualdade e da eficiência, valores necessários ao bom andamento do serviço público.

Dizem mais os autores:

“A nomeação eivada pelo Nepotismo torna o ato administrativo viciado, pelo fato de violar os Princípios Constitucionais norteadores da Administração Pública, como veremos adiante.

Lamentavelmente, o nepotismo pode ser observado como uma prática corriqueira na administração pública brasileira, seja de forma declarada, seja na forma dissimulada, como é o Nepotismo cruzado.”

O Ministério Público acolheu a denúncia e deve notificar a Presidente da Câmara ou manifestar-se perante a Justiça da Bahia.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário