
A previsão é do Climatempo. “Com a presença do VCAN (Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera) próximo ao litoral da Bahia, toda a circulação de ventos da sua borda vai estimular a formação de mais áreas de instabilidade sobre o interior do Nordeste”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
Até o final da semana há condições para pancadas de chuva por quase toda a Região, inclusive sobre áreas do Sertão. Até o interior do Bahia que está mais seco, volta a ter pancadas de chuva nos próximos dias. Chuvas fortes acontecerão no Tocantins, com picos de até 150 mm no período.
O reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho subiu quase 1% na semana, para 12,50%, mas a velocidade de enchimento do lago ainda é pequena depois de 55 dias de chuvas.
As chuvas devem se encerrar entre 65 e 80 dias e para não faltar água para mais de 150 municípios, bem como para milhares de pequenos irrigantes, além das duas tomadas d’água da transposição, Sobradinho deveria encerrar a estação das chuvas com no mínimo 50% de sua capacidade, o que parece pouco viável.
A represa de Três Marias, que está também economizando vazão, já está com 25% de sua capacidade. E Itaparica, com 11,24%.
