Chuva continua no Oeste nesta segunda e terça-feira.

Foto de Betina Sampaio

Previsão do tempo do Canal Rural com informações da Somar Meteorologia:

As condições de tempo pouco mudam no Nordeste.

A chuva mais forte segue concentrada em Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.

Há condição para retorno da chuva de forma isolada e com baixo acumulado em algumas praias entre o Recôncavo Baiano e Recife. Por outro lado, o tempo volta a ficar firme em parte do leste da Bahia, como o litoral sul do estado e também no sul do Ceará.

Do jeito que a carreta anda, se continuar chovendo assim, metade de Luís Eduardo vai encalhar na Cachoeira do Acaba Vida e a outra metade no Rio de Pedras.

Precisa chover e muito: o grande reservatório de Sobradinho estava, nesta última sexta, apenas com 13% de sua capacidade, apesar do controle rígido da vazão na barragem. Isto depois de quase 90 dias de chuvas. Como temos apenas 70 dias de chuva pela frente, dificilmente o lago atingirá os mesmos 30% do ano passado em abril.

O lago é estratégico para a transposição do São Francisco, nos 400 km do eixo Norte. E também por regular a transposição do Eixo Leste, no lago de Itaparica, além de fornecer água para mais de 120 mil hectares de pequena irrigação e fornecer para mais de 150 municípios a montante de Sobradinho.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário