Veja o pastor foragido da Polícia Federal falando aos seus discípulos

 

Operação Canaã desmonta sonho da “terra prometida” por seita para trabalhadores

Número de resgatados pode chegar a 900 de acordo com estimativa da Polícia Federal

Trabalhadores em condição análoga à de escravo foram resgatados nesta terça-feira (6) em 15 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Em uma avaliação preliminar da Polícia Federal, haveria cerca de 900 pessoas trabalhando de forma irregular. Como a ação ainda está em andamento, o número deve sofrer alteração. Foi uma das maiores operações de resgate já realizadas no país nos últimos anos. Pelo menos 22 pessoas foram presas.

 Batizada de Operação Canaã – A Colheita Final, a ação envolveu 58 auditores-fiscais do Ministério do Trabalho integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel e das superintendências dos três estados, mais 220 policiais federais. O grupo cumpriu 22 mandados de prisão preventiva, 17 de interdição de estabelecimento comercial e 42 de busca e apreensão. 

 O nome da Operação é uma referência bíblica à terra prometida, já que os trabalhadores teriam sido aliciados por dirigentes de uma seita religiosa conhecida como Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca. Eles teriam sido abordados na sede da igreja na capital paulistana, onde teriam sido convencidos a doar os bens para as associações controladas pela organização e convencidos a mudar-se para uma comunidade, onde todos os bens móveis e imóveis seriam compartilhados.

Após serem induzidos, os fiéis doutrinados foram levados para zonas rurais e urbanas em Minas Gerais (Contagem, Caxambu, Betim, Andrelândia, Minduri, Madre de Deus, São Vicente de Minas, Pouso Alegre e Poços de Caldas), na Bahia (Ibotirama, Luiz Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra) e em São Paulo (capital).  Eles trabalhavam em lavouras e em estabelecimentos comerciais como oficinas mecânicas, postos de gasolina, pastelarias, confecções e restaurantes, todos comandados pelos líderes da seita.

 Investigação

O chefe do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho, Maurício Krepsky Fagundes, explica que a operação desta terça foi resultado de uma investigação conduzida pela Polícia Federal. Um dos itens que mais chamou à atenção dos policiais foi o crescimento do patrimônio pessoal dos líderes da seita e o aumento dos fiéis agregados nos últimos cinco anos.

 “Desde 2013, tem sido feito um trabalho de inteligência para achar os locais onde os aliciados trabalhavam, as fraudes praticadas pela organização criminosa e, principalmente, a caracterização do crime de tráfico de pessoas”, destaca Maurício.

 O chefe da equipe de fiscalização do Ministério espera que a operação contribua para o fim das operações da seita. As atividades comerciais de estabelecimentos pertencentes ao grupo já foram encerradas. E os auditores-fiscais do MTb seguem ouvindo todos os trabalhadores encontrados durante a operação para saber detalhes do que ocorria com cada um deles nas áreas onde foram encontradas as irregularidades.

Nos casos onde for confirmado o trabalho escravo, serão feitos os cálculos dos direitos trabalhistas, que deverão ser pagos pelas empresas criadas pela seita retroativamente desde a data em que os trabalhadores começaram a prestar os serviços. Os trabalhadores também serão encaminhados ao Programa de Seguro-Desemprego para Resgatados.

Histórico

A Operação Canaã teve origem em 2013, quando ocorreu o resgate de 348 trabalhadores na União Agropecuária Novo Horizonte S.A. e em empresas urbanas. O relatório dessa ação fiscal gerou uma ação penal do Ministério Público Federal (MPF), que determinou o retorno dos auditores-fiscais e dos agentes da PF aos locais investigados para averiguar a situação atual.

Na Polícia Federal, a investigação teve início quando a seita estava migrando de São Paulo para Minas Gerais. Em 2015, foi desencadeada sua segunda fase: “De volta para Canaã”, quando foram presos temporariamente cinco dos líderes da seita.

A deflagração desta terça-feira representa a terceira fase da operação, com a prisão preventiva de 22 líderes da seita que, segundo a Polícia Federal,  poderão cumprir até 42 anos de prisão, se condenados. O líder da seita, conhecido como Pastor Cícero, está foragido.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

11 comentários em “Veja o pastor foragido da Polícia Federal falando aos seus discípulos”

  1. Me chamo Daniela ,conheci esta seita em 200 eu tinha 16 anos de idade de menor e eles me obrigaro a sair de casa largar minha família, eles diziam que se eu não saisssaísse de casa eu iria para o inferno. Uma verdadeira lavagem cerebral, e fugi de casa para morar em uma comunidade com variavárias mulheres e eles nos proibiram de visitar nossas família nos obrigavam a dar nossos celulares, para não termos comunicação com pessoas de fora.Eu trabalhei de cozinheira na Cozinha da seita por longos anos sem receber um centavo não tínhamos roupas era tudo doação ,A nossa comida era separada da comida dos líderes tinha uma geladeira com cadeado só dos líderes com Carnes de primeira, sucos ,sobremesas tudo de melhor….mas nós membros não tínhamos acesso a comida.Nossa comida era arroz feijão ovo salsicha e pele de galinha e sobras que pegavamos nos açougues…eu adquiri anemia e vários problemas de saúde, pois não comíamos frutas e alimentos necessários….passei muita necessidade lá dentro .isso furou 4 anos…aos poucos que fui amadurecendo fui vendo que se tratava de um engano uma mentira uma fraude. Os líderes andando de carros importados camionetes em fim e nós trabalhando como escravos…fiquei presa por 4 anos sem poder sair de lá. Consegui fugir eu e algumas pessoas de lá sem dinheiro sem teto…mas graças a Deus consegui refazer minha vida pois até escola fui proibida de estudar. Saí de lá com vários problemas psicólogo perdi a juventude….bom se eu ficar aqui falando tudo irei escrever um livro, pois é muita coisa ,Mas fiz um breve resumo daquela seita…espero que a polícia federal prendam todos e acabe de uma vez com isso…

    1. Eu gostaria de conversar melhor com vc, me fala sobre oque aconteceu, tenho familiares meus sendo enganados por essa seita

  2. Na verdade somente a verdade prevalecera,e todos sabem.
    Gostaria d saber e ver a fotos desses quase 900 ‘” escravos””
    “”Coitadinhos”” que vcs tanto falam.
    Vcs nao tem provas de nada.
    Kd eles???? Mostrem quero ver.
    Kd???

  3. Não tem problema, Jesus já havia nos alertado sobre isso, que iriamos ser perseguidos, caluniados e até presos e mortos por causa dele, sei que o Pastor Araújo é um homem, onesto, sincero, verdadeiro e fiel e sei que esses caluniadores, vão pagar por isso, porque não estão lutando contra o pastor é sim contra o próprio Deus, e pagarão por suas falsidades e mentiras. Só pesso que Deus abençoe, proteja e de mais intendimento ao pastor é que o espírito santo esteja com ele em todos os momentos.

  4. Engraçado,eu frequentava essa igreja,não consigo esquece lá até hoje,o Pastor Araujo era perfeitamente o que tinha de ser ,mas não por ele mesmo,mas creio eu pelo poder do Espírito Santo de Deus,o Senhor Jesus Cristo,lá eu aprendi muitas coisas,sobre o poder de Jesus em minha vida obtive respostas a qual nunca consegui entender,e hoje tenho respostas das coisas que acontecem no mundo,já se passaram mais de 15 anos em que já não frequento mais a igreja,mas não tenho nada pra falar desse homem que tanto nos ensinou,tenho as pregações antigas dele até hoje,choro quando as ouço,porque o que diz a Bíblia a anos atrás se repete a todo momento,por se multiplicarem a iniquidade,o amor de muitos esfriarão…….choro quando ouço louvores,sinto saudade desse povo que me acolheu com todo amor,e que na graça do Espírito Santo me tirou do leito da morte,creio eu que isso não poderia ser do homem mas sim do grande milagre de Jesus Cristo,eu estou aqui,hoje com todos os meus filhos maiores meu esposo 25 anos de casada,sobre a misericórdia e graça de Jesus todos nós com saúde,e tenho a esperança de um dia poder voltar,e rever a todos porque o amor que eu tenho eu aprendi aí com eles…..

  5. as pessoas fala do que não sabe. são todas manipuladas pela mídia .não vão ver vedadeiramente sim é verdade ou não ?Abra h👁 vcs que julgar sem conhecer a verdade?

    Francisco

  6. Cicero você já contou para seus liderados a vez que nas inúmeras brigas que você teve com a Leda , aonde você machucou o seio dela e que provocou um hematoma somando com o ódio que ela tinha de você por ficar em conversas sexuais com as irmazinhas da sua comunidade levando ela à morte por um câncer?

    E sem contar que ela era contra ao projeto das fazendas? Você contou?

    Ou você ainda continua SENDO UM FALSO MORALISTA GNÓSTICO ludibriando , enganando , roubando o dinheiro das pessoas que não te conhecem de verdade?
    Ahhh Ciço seja sincero vai, conta, conta, conta que toda a sua riqueza tem raiz na injustiça e na maldade que você fez contra os irmãos e faz contra os da sua própria casa e que todos que estão ligados a você sofrerão duras PENAS ESPIRITUAIS !!!!

    Nem sua mãe , nem seus irmãos amam você, você não é amado nem pelas suas filhas, estamos todos aguardando a JUSTIÇA DIVINA cortar você e parar seu comportamento neurótico prendendo-o definitivamente.

Deixe um comentário