Reservatório de Sobradinho deve ultrapassar 20% da capacidade até segunda-feira

O reservatório de Sobradinho, no rio São Francisco, alcançou, no dia de ontem, 19,25%, o que indica que na leitura da próxima segunda-feira poderá ter ultrapassado a emblemática taxa de 20% da capacidade.

O lago da Hidrelétrica de Sobradinho é importante na regulação da água disponível para as duas transposições do São Francisco, pelo fornecimento de água para mais de uma centena de municípios e para a pequena irrigação, que só em Petrolina e Juazeiro alcançam 120 mil hectares.

A vazão controlada da hidrelétrica é responsável pelo acumulo do reservatório depois de quase 90 dias de chuvas. Espera-se que o reservatório ultrapasse a cota de 30%, obtida depois do final das chuvas de 2017, que resultou, no final da seca, em novembro, em apenas 2% restantes no fundo da barragem.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário