O País mergulhado numa crise sem precedentes

Wanderley Guilherme, 82 anos, eleitor em 15 eleições presidenciais no Brasil, pensador e blogueiro em Segunda Opinião, em entrevista de Maria Cristina Fernandes, no Valor Econômico:

Nunca me deparei com uma circunstância de crise política igual à atual. Nunca vi nada igual a isso e não apenas no Brasil. Há uma desestruturação tão grande no sistema político, uma multiplicação de centros autônomos de decisão arbitrários que, todavia, não podem ser domesticados ou enquadrados. Também não quer dizer que suas decisões sejam cumpridas, mas torna-se um fato a própria decisão, e não o cumprimento dela.

A entrevista, reservada para assinantes, vale o valor da assinatura anual. De uma lucidez sem par, onde desfilam as alas mais radicais do PT, a direita assombrada com a perspectiva de nova derrota eleitoral, o judiciário comprometido e desmoralizado e a certeza de que os próximos meses serão um calvário para o eleitor e cidadão comum.

O Brasil certamente não é um país para ser estudado por principiantes. Desde 1963, ainda adolescente e me preparando para o vestibular de jornalismo, vi o Rio Grande do Sul sacudido pela “Campanha da Legalidade”, pela ascensão de Jango ao poder. Logo depois veio a “redentora” de 1964, os atos institucionais, o AI-5, quando já era jornalista. E depois dos anos de chumbo, a abertura, lenta e gradual.

Nestes anos todos também nunca vi o País mergulhado em crise institucional desta proporção, tendo como pano de fundo um povo inculto, de parcas capacidades de raciocínio e radical, para não dizer xucro, em seu conceito do que é gestão pública, democracia e princípios constitucionais.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário