Chuva forte regulariza vazão do rio São Francisco e enche barragens  

A represa da hidrelétrica de Sobradinho atingiu ontem o nível de 27%, podendo ultrapassar folgado os 30% com o qual encerrou as chuvas do ano passado. O resultado não reflete ainda as chuvas pesadas da última semana que levam mais de uma semana para chegar ao grande lago de Sobradinho. A hidrelétrica é responsável pela geração de 58,26% de toda a eletricidade com origem hidráulica na região nordeste.

A situação de Três Marias (MG), uma das reguladores da vazão do rio, também é boa: quase 42% da capacidade do reservatório.

A montante, Itaparica, que é regulada por Sobradinho, está em 20%.

Cidades como Sento Sé, Remanso e Casa Nova, além de Juazeiro e Petrolina, que dependem do nível da barragem comemoram as chuvas. O aumento do nível também facilita a transposição do rio pelo Eixo Norte.

Rio Tocantins

No rio Tocantins, a hidrelétrica de Serra da Mesa, que passou a grande seca finda em novembro com apenas 6% de capacidade no reservatório, as notícias também são boas: está atingindo a marca de 16%.

A hidrelétrica, localizada a 200 km de Brasília, é responsável por mais de 17% da geração de energia ao longo do caudaloso rio.   

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário