
O Brasil cresceu em 2017 em torno de 1%, puxado pelo aumento do agronegócio em 13%. Agora as coisas começam a voltar à realidade da profunda depressão que atinge a indústria e o terceiro setor, comércio e serviços.
Após quatro meses de expansão, a economia brasileira começou 2018 em queda. O índice do Banco Central que mede a atividade do país (IBC-Br) caiu 0,56% em janeiro. No entanto, o resultado veio melhor que a previsão dos analistas do mercado financeiro que era de uma baixa de 0,8% no primeiro mês do ano.
Apesar de um desempenho mais ameno do que o esperado, a retração da economia foi a mais forte sentida desde dezembro de 2016. E essa queda reflete o que aconteceu com os principais setores.

Não entendi! Tenho certeza que vi o povo do governo temeroso e vários analistas econômicos da Globo afirmando que era importante aprovar a PEC do teto dos gastos públicos paro Brasil crescer. Aprovaram e nada. Depois disseram que era importante aprovar a lei de terceirização para gerar empregos e o Brasil crescer. Aprovaram e nada. Depois juraram que a Reforma Trabalhista era a solução. Aprovaram e nada. Finalmente tentaram acabar com a Previdência, vendendo o discurso de quem se aposenta com mais de um salário mínimo é privilegiado. Dessa escapamos, apesar de muitos idiotas ideológicos acreditarem e defenderem essa barbaridade.