Frutas e legumes são opções de cultivo no Baixio de Irecê, inaugurado nesta sexta (23) 

As Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, inauguradas nesta sexta-feira (23) na região do médio São Francisco baiano, adicionaram 16 mil hectares irrigáveis à estrutura local de produção agrícola. O projeto está situado em áreas dos municípios de Xique-Xique e Itaguaçú da Bahia e possui um canal de 42 quilômetros de extensão, para captação de água do rio São Francisco. As estimativas são de que essas duas primeiras etapas do projeto gerem cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos em empreendimentos de pequeno, médio e grande portes.

A Codevasf é a instituição responsável pela implantação do empreendimento.

“O solo desta região é um solo com uma fertilidade impressionante, então acho que é importantíssimo esse projeto para a região. No primeiro momento nós teremos aproximadamente 11 mil empregos diretos, 14 mil indiretos e 16 mil hectares. Nós temos uma área de quatro mil hectares para pequenos irrigantes e uma área de 12 mil hectares para a área empresarial”, destaca Avelino Neiva, presidente da Empresa.

 Outra medida anunciada no dia foi a de que o presidente da Codevasf assinou autorização para que sejam realizadas todas as atividades necessárias à operação do Baixio de Irecê, inclusive supressão vegetal em área de quatro mil hectares.

Projeto Baixio de Irecê

A implantação do projeto de irrigação foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que o projeto gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos – a lista de culturas potenciais inclui frutas, legumes, algodão e cana-de-açúcar.

O projeto tem sido implantado pela Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de promover desenvolvimento na região semiárida – por meio de aumento da produção e da produtividade agrícolas, geração de emprego e renda e maior oferta de alimentos. Ele localiza-se na região central do estado da Bahia, a aproximadamente 500 km de Salvador.

De acordo com Ocelmario Pereira, presidente da Associação de Produtores do Baixio, a inauguração do Baixio de Irecê é a realização de um antigo sonho da região: “Isso para nós, produtores, agricultores do projeto Baixio de Irecê e da região, tem um significado imenso”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Frutas e legumes são opções de cultivo no Baixio de Irecê, inaugurado nesta sexta (23) ”

Deixe um comentário