
O piloto da Mercedes virou 1min21s164 para bater o recorde da pista e marcar a primeira posição de honra do ano. Esta é a sétima pole de Hamilton na Austrália. Ele passou Ayrton Senna, que tinha seis.
Hamilton acabou batendo Raikkonen por 0,7 segundos, um boqueirão como se diz em corridas, depois de andar todo o fim de semana com tempos semelhantes aos da Ferrari.
Veja abaixo os 10 primeiros colocados. O australiano Ricciardo perderá tres posições por uma punição que sofreu nos treinos da sexta-feira, por deslocar-se muito devagar em bandeira vermelha.

Alonso, da McLaren, que prometia muito com o seu carro equipe com o motor Renault acabou ficando em 11º lugar.
No início do Q3, quando apenas 10 pilotos disputam a pole position, o finlandês Valteri Bottas tocou na grama, perdeu o controle e bateu com força no muro. O carro ficou bastante destruído, mas o piloto nada sofreu.
Não se descarta uma mudança de câmbio, que viria com a punição de 5 ´posições na ordem de largada. O acidente obrigou a direção de prova a uma bandeira vermelha, interrompendo a competição pelas melhores posições para a limpeza de detritos na pista.
O GP da Austrália, em Melbourne, será transmitido ao vivo pela Globo e pelo Sport TV, este em horário alternativo pela manhã, a partir das 2 horas da madrugada deste domingo.


