Lago de Sobradinho ultrapassa 30% e continua enchendo rápido

O grande lago da hidrelétrica de Sobradinho, responsável por quase 60% da produção de energia com origem hidráulica no Nordeste, ultrapassou a cota emblemática dos 30%. No ano de 2017, ao final da estação das chuvas, o lago estava com 30% de sua capacidade e acabou, em novembro, abaixo de 2%, sem gerar energia e controlando sua vazão de menos de 300 m³ por segundo.

Agora, os mais otimistas têm previsões que o Lago poderá enfrentar a seca com 50% de sua capacidade no final das águas. 

A jusante, a situação do lago de Três Marias também é boa, quase atingindo 50%. É da água de Três Marias que o rio São Francisco vai se nutrir no auge da seca.

Mais de 500 municípios bebem água retirada do rio São Francisco, em  Minas Gerais, Bahia, Pernambuco,Sergipe e Alagoas. Sem prejuízo daqueles que agora são alcançados pelos eixos norte e leste da transposição, cerca de 390 municípios dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Alguns, como Guanambi, Caetité e Irecê, tão distantes do Rio, são beneficiados por adutoras.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário