Lago da Hidrelétrica de Sobradinho alcança 35% da sua capacidade

Projetos Codevasf, sustentando dezenas de milhares de famílias ao longo da Bacia do Rio São Francisco.

Mesmo as chuvas  tendo diminuído o ritmo, na grande bacia de 641.000 km² do rio São Francisco, o reservatório de Sobradinho continua aumentando seu índice de armazenamento d’água.

Hoje o lago da maior hidrelétrica do Nordeste, 11.000 Mw de potência instalada, atingiu os 35% e caminha célere para a marca de 40%.

Ainda é pouco para tantas responsabilidades como reservatório regulador de Itaparica e Xingó e fornecedor de água para os dois eixos da transposição e cerca de 150 mil hectares de pequenas irrigação.

Espera-se que a chuva continue no Nordeste para chegar ao menos até os 50%, com o qual deverá atravessar no mínimo 6 meses de estação de estio.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário