Gripe H1N1 faz primeira vítima no DF. Vacinação em massa começa dia 23.

Um homem de 54 anos morreu nessa terça-feira (10), no hospital público de Ceilândia, vítima do vírus  H1N1. Ele tinha uma doença no sangue, e era um dos três casos diagnosticados com o vírus no Distrito Federal.

É a primeira morte por este vírus em 2018 em Brasília.

O secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena, confirmou o caso, e falou sobre as outras ocorrências. 

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Marcus Quito, afirma que a pasta acompanha a circulação do vírus H1N1 no DF, assim como o do tipo H3N2, menos severo.

Este ano, 164 pessoas foram hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave, que é um agravamento da gripe. Os vírus são encontrados a partir da análise, em laboratório, dessas pessoas.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 23, e vai imunizar também contra o vírus H1N1.

No DF, o dia D da vacinação será no sábado, 12 de maio. 104 postos vão estar de prontidão e a meta é atender mais de 700 mil pessoas. 

A diretora de Vigilância Epidemiológica do DF, Maria Beatriz Ruy, aponta o que se deve fazer para reduzir a chance de contrair gripe. 

A diretora acrescenta que, no ano passado, a vacinação não atingiu 90 % do público-alvo, que são crianças de 6 meses a 5 anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e indígenas.

Dados da Secretaria registram que 80 % dos casos de gripe afetam crianças até os 5 anos de idade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário