Brasília completou 58 anos neste sábado

Brasília era uma cidade monótona e provinciana ainda no ano de 1980, quando a conheci num fevereiro chuvoso. Depois das 22 horas, restaurantes e bares fechavam-se, com poucas exceções, o Beirute uma delas. O trânsito fluía veloz e João Batista Figueiredo transitava em alta velocidade, pelo Eixão Norte, com sua comitiva, vindo da Granja do Torto para o Planalto. Usava a faixa central da pista.

Aos domingos, as pessoas passeavam no conjunto comercial do Gilberto Salomão e na Feira da Torre. Se dizia que Brasília tinha menos de 500 mil habitantes no Plano e nas residências dos lagos. O povão estava mesmo em Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho, então as cidades satélites mais populosas. A vida era barata como em qualquer cidade do interior.

Hoje, aos 58 anos, Brasília é uma metrópole agitada, com grandes engarrafamentos, quase 4 milhões de habitantes incluindo as cidades do entorno, e com problemas graves em Saúde, Educação e Segurança. E escândalos diários na política. 

Fotos de Arquivo da Agência Brasil
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário