O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa anunciou que não vai ser candidato à presidência da República. Ele é filiado ao PRB e era cotado como um dos favoritos à candidatura pelo partido.
Chegou a especular-se uma chapa progressista, com Ciro Gomes, Haddad e Joaquim Barbosa como senador, pelo Rio de Janeiro ou pelo Distrito Federal. No entanto, a atuação de Barbosa como ministro presidente do STF no julgamento do caso mensalão, que levou alguns petistas à prisão, teve série reação nos círculos mais fechados do PT.
Joaquim poderia carrear uma parcela significativa de votos entre a população negra e mulata do País. No entanto, um fator limitante seria a reação do eleitor branco e racista, que apesar da negativa tácita da existência do racismo, é uma realidade.
Em algumas cidades do Sul do País, mormente aquelas de população preponderantemente alemã e italiana, o racismo é fato consumado.
Sem prejuízo da reação sentida, mas não declarada, entre a população do sudeste do País.


O nosso sistema político é podre é ferdentina geral não permite que pessoas que tem vergonha na cara e honestas e sinceras ficam nele, o nosso sistema políticos são para pessoas mentirosas que não vergonha na cara, hipócritas, sem escrúspulo, corruptas, homicidas, sem humanidade, gananciosas, amigas dos deleites e prazeres da vidas,fingidas e outras…