CONSID E UFOB oferecem PDDUs a baixo custo

O planejamento estratégico sempre foi importante para que um município consiga crescer levando para seus habitantes um crescimento econômico que traga, junto, um desenvolvimento social verdadeiro. Trabalhando com estes objetivos, o CONSID – Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia e a UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia, se juntaram para oferecer aos munícipios consociados treinamento e orientação para a implantação e revisão dos seus Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano – PDDU. 

Essa parceria entre o CONSID e a UFOB permitirá aos nossos municípios realizar seus PDDUs com um custo de cerca de R$ 1,00 por habitante. Um valor que representa apenas 10% do que as empresas privadas cobram para realizar este trabalho. Isso faz uma diferença enorme, principalmente nesse momento em que as prefeituras passam por grandes dificuldades financeiras” disse Erika Seixas, secretaria executiva do CONSID. 

Os trabalhos serão coordenados pelo professor Prudente Pereira de  Almeida Neto, Diretor do Centro de Humanidades da UFOB:

Trabalharemos com uma metodologia moderna, testada e que permitirá uma analise profunda do processo de desenvolvimento urbano que cada um dos municípios. Nossa meta é subsidiar as administrações municipais com um instrumento que permita tomadas de decisões bem fundamentadas para suas ações”. 

Ontem, (14), equipes de Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Muquém do São Francisco, Mansidão, Catolândia, Cristopolis, Baianopolis, Cotegipe e Riachão das Neves participaram da primeira oficina técnica do projeto, que aconteceu na sede do CONSID em Barreiras.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “CONSID E UFOB oferecem PDDUs a baixo custo”

  1. Vamos ver se eles barrarão um praga chamada: loteamentos. Todo mundo que tem uma área de bom tamanho nos municípios da região resolveram ganhar dinheiro loteando essas terras, ganharem uma boa grana e largar o pepino para as coniventes administrações municipais.
    Esses loteamentos está provocando uma horizontalização das pequenas cidades e com isso se cria a necessidade de gastos com asfalto, água, luz, creches e escolas, estruturas de saúde, limpeza pública, policiamento e muitas outras. Além do mais, o que se observa é uma quantidade grande de terrenos vazios comprados apenas como investimento para especulação.
    Os municípios da região devem dar um basta a essa praga de loteamentos, mas sei que é difícil, até por que a maioria deles tem por trás um político ou um empresário amigo dos reis. Os municípios estão se favelizando com a criação artificial de periferias, na forma de loteamentos, e ninguém parece perceber a bomba relógio que se está armando com isso.

Deixe um comentário