Tempos modernos: sífilis e tuberculose tem altos índices em Porto Alegre

Porto Alegre é a quarta capital brasileira com maior incidência de tuberculose. Na lista das cinco maiores incidências estão Manaus, Recife, Belém e Rio de Janeiro. Em 2017, foram 81,7 casos de tuberculose a cada 100 mil habitantes. Em relação à sífilis adquirida, os índices são ainda maiores, 120 casos por 100 mil habitantes. Em 2016, o Rio Grande do Sul chegou a ter 93,7 casos de sífilis por 100 mil habitantes. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (15) pelo site da Prefeitura da capital gaúcha.

A Prefeitura está lançando uma campanha para alertar a população e profissionais de saúde a respeito das duas doenças. A forma mais segura de se proteger da transmissão da sífilis é usar camisinha na relação sexual. Em caso de dúvida, a orientação é dirigir-se a uma das 140 unidades de saúde da cidade para solicitar orientações e fazer a testagem. Os exames para diagnóstico são gratuitos, com início imediato do tratamento.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário