O que seria o Plano B de Lula ainda não decolou, diz pesquisa

Apesar da forte resistência dos petistas, Ciro é o preferido pelos eleitores de esquerda.

O Instituto Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (22), uma pesquisa que aponta que, entre os simpatizantes do PT, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) dividem a preferência, cada um, com 20%.

Já o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o ex-governador baiano Jaques Wagner (PT) empatam tecnicamente, com 4% e 2%, considerando margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em outro cenário, quando foi apresentado aos entrevistados uma lista com cinco possíveis nomes que Lula poderia apoiar caso não seja candidato, Ciro Gomes é o mais citado, com 32% de menções.

Para 15%, Lula deveria apoiar Haddad; para 7%, a pré-candidata de Manuela D’Ávila (PCdoB); para 5%, Jaques Wagner, e para 3%, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos.

Para um quarto do espaço amostral da pesquisa (25%), Lula não deveria apoiar nenhum dos candidatos apresentados e 13% deles não opinaram.

Levanto em conta a região Nordeste, onde Lula tem maior influência eleitoral, 39% defendem o apoio do petista preso a Ciro, 11% a Haddad e 8% a Wagner.

Entre os eleitores de Lula, quatro em cada dez (39%) são favoráveis ao apoio à Ciro Gomes, 15% à Haddad, 8% à Manuela D’Ávila, 6% à Wagner e 3% à Boulos. Para 18%, Lula deveria apoiar nenhum candidato e 12% não responderam.

A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 7 de junho de 2018. Foram realizadas 2.824 entrevistas presenciais em 174 municípios, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 05110/2018.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário