Sobradinho tem vazão controlada e prepara-se para o período agudo da seca.

O maior reservatório do Nordeste, o de Sobradinho, na Bahia, está passando por um controle de vazão para garantir o nível acima do volume morto em novembro. “Em Sobradinho, a vazão está em 600m³/s, que é muito menor que a vazão mínima tradicional, que é de 1.300, mas isso permite que se tenha um certo horizonte de atendimento com o mínimo de segurança, seja para abastecimento humano, irrigação, agricultura e geração de energia hidrelétrica”, contou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Anivaldo Miranda.

Ele estimou que o principal reservatório do Nordeste deve estar agora com cerca de 32% do volume útil e deve chegar a novembro com 15%. A estiagem no São Francisco tem se mantido desde 2013.

No ano passado, sua bacia hidrográfica já tinha passado pela maior seca em quase 90 anos de medição oficial, com o reservatório atingindo menos de 2%, quase no volume morto do grande lago. As chuvas intensas que caíram na última estação chuvosa não foram suficientes para recuperar o sistema de armazenamento ao longo do rio.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário