Da página Soja Brasil, no Canal Rural.
Evento acontecerá em Uberlândia (MG), a partir desta quinta-feira, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook do projeto. Veja todos os detalhes deste primeiro encontro.
A principal entidade de pesquisa de soja do Brasil, a Embrapa, está preocupada com a possibilidade de um El Niño influenciar o clima na safra deste ano. Isso porque o fenômeno acaba trazendo ainda mais chuvas, gerando condições ideais para a proliferação da ferrugem asiática. Durante o 1º Fórum Soja Brasil desta safra, que acontece em Uberaba (MG), no dia 26, essa questão será discutida durante o painel “Oportunidades e desafios da safra”.
Um dos painelistas, o chefe de pesquisa e desenvolvimento Embrapa Soja, Ricardo Vilela Abdelnoor, falará sobre esta preocupação com a possibilidade de se configurar um El Niño no país. “O El Nino preocupa um pouco sim, pois a frequência de chuvas será maior e esta é a condição ideal para que ferrugem asiática e prolifere”, diz Abdelnoor.
Se o fenômeno El Niño – aquecimento das águas do Pacífico equatorial – voltar este ano, quem estará em maus lençóis serão os produtores do Matopiba, que tiveram a primeira safra cheia este ano e recém estão começando a pagar as contas depois de 6 anos de baixas precipitações.
