Avião cai próximo ao Campo de Marte (SP) e pode ter feito sete vítimas

Um avião de pequeno porte caiu no fim da tarde deste domingo, no Campo de Marte, em São Paulo. Segundo a GloboNews, havia sete pessoas a bordo, e houve explosão depois da queda.
O avião é um bimotor King Air C90, com capacidade para sete passageiros, que pertence à Videplast, empresa de plásticos com sede em Santa Catarina. O avião está em estado regular na Anac.
Um dos cinco sócios da empresa, Eliandro Pazin,  informou ao G1 que  estavam a bordo os dois fundadores da Videplast, os irmãos Nereu Denardi e Geraldo Denardi, o coordenador da empresa, Aguinaldo Nunes e o filho de Nereu,  Enzo, de 17 anos.
As primeiras informações são de que duas pessoas (provavelmente o piloto e o copiloto) teriam ficado presas nas ferragens. Na realidade, três pessoas foram retiradas das ferragens. O piloto não resistiu aos ferimentos e morreu.
 
A aeronave modelo BE9L, de sigla PP-SZN, partiu do município de Videira, em Santa Catarina, ainda conforme a Infraero.
A ocorrência foi registrada às 18h12 e viaturas dos Bombeiros foram deslocadas para o local.
Segundo a TV Band, o avião arremeteu três vezes, a aeronave se chocou com o solo, na pista de pouso, e houve uma explosão.
avião

Segundo informações da wikipedia, o Beechcraft King Air é uma família de bimotores de pequeno porte e alta performance para uso executivo, com motorização turboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente quatro ou cinco passageiros em viagens interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Beech Aircraft (atualmente Beechcraft Corporation), que utilizou como base o projeto de bimotor a pistão da década de 1960 chamado Queen Air, da mesma marca.

O grande sucesso do projeto King Air (uma variedade de modelos de aeronaves turboélice, iniciada na década de 1960 com o A-90 e, posteriormente, o B-90 e o C-90) é o resultado de uma feliz combinação de características positivas, entre elas a robustez estrutural, design da fuselagem com seção transversal semi-quadrada adotada pela Beechcraft, trem de pouso com amortecedores de longo curso, pressurização e, na época de lançamento, aeronave já motorizada com o motor turboélice PT6-A da marca Pratt & Whitney, resultando em maior velocidade de cruzeiro e altitudes mais elevadas de cruzeiro, em relação aos modelos de aeronaves a pistão.[3]

Toda a linha King Air de aeronaves turboélice acumula mais de 7.000 aeronaves produzidas, incluindo os modelos C-90, F-90, B-200 e 350.

Na foto abaixo, o PP SZN

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário