Gasolina abaixo de 4 reais o litro já pode ser encontrada em Brasília. Cartéis são denunciados.

Já se pode encontrar gasolina abaixo de quatro reais em posto do Pistão Sul, em Taguatinga. Cartel de preços em Brasília é conhecido desde sempre e aqueles que querem vender mais barato são ameaçados. O etanol abaixo de 3 reais o litro também é destaque.

Dois anos e meio depois de ser deflagrada a Operação Dubai, contra o cartel no setor de combustíveis do DF, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) ofereceu denúncia contra 28 investigados. A operação desvendou o esquema de uniformização de preços, envolvendo redes de postos e distribuidoras. Nessa segunda (30/7), a denúncia foi aceita pela 1ª Vara Criminal de Brasília e 15 donos de postos, além de gerentes e supervisores das empresas se tornaram réus.

Segundo a denúncia, o grupo, “de forma livre e consciente”, constituiu organização criminosa entre 2011 e 2016, pessoalmente e por meio de terceiros, “de maneira estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas, atuando em nome das empresas que integravam, no objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais com penas máximas superiores a quatro anos, notadamente crimes contra a ordem econômica, entre os quais os de abusar do poder econômico, eliminando total ou parcialmente a concorrência, mediante ajuste ou acordo de empresas, e de formar acordo, ajuste ou aliança entre ofertantes, visando a fixação artificial de preços nos mercados de revenda e de distribuição de combustíveis no Distrito Federal”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário