Barreiras: mutirão orienta moradores da Vila Amorim  para acabar com o esgoto a céu aberto

A Vila Amorim está recebendo ações, por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), com o objetivo de acabar com o esgoto a “céu aberto” na localidade. A equipe de fiscalização está visitando todas as residências e pontos comerciais do bairro, orientando os proprietários sobre o cumprimento da Lei Municipal 921/2010, que dispõe sobre a destinação de efluentes na rede coletora de esgoto, e não nas vias públicas como acontece em vários casos registrados no bairro.

“Estamos realizando este mutirão para esclarecer a população com as informações previstas na lei, que orienta que toda edificação fica obrigada a ligar o esgoto doméstico no sistema público de esgotamento sanitário, quando da sua existência. Não existindo, o proprietário deve providenciar a construção de poços de infiltração subterrânea, as chamadas fossas secas”, explicou o secretário Demósthenes Júnior.

Com estas ações, a Secretaria busca promover melhorias na saúde e na qualidade de vida da população de Barreiras. Os técnicos chamam a atenção para a importância dos moradores contribuírem, fazendo a sua parte. “Ao fazer a ligação domiciliares à rede coletora de esgoto disponível ou à fossa séptica, o cidadão estará protegendo a saúde de sua família e a sua própria, contribuindo também com a qualidade ambiental de seu bairro” finaliza o secretário.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário