Soja festeja altas firmes em Chicago e no mercado interno

Com a soja soltando fogos de artifício na bolsa de Chicago, em alta de mais de 20 pontos, e mercado interno demandado, agricultores brasileiros que ainda tem soja disponível podem festejar.

Preços médios da região estão em R$71,00 a saca de 60 quilos, mas devem fechar o dia acima disso. Os prêmios nos portos continuam firmes e a soja sobe em todos os locais onde é esmagada. 

A previsão de que os Estados Unidos e a China sentem para negociar barreiras comerciais até o final do mês pode deixar o mercado ainda mais otimista. A crise na Turquia parece não influenciar diretamente a produção agrícola.

Para a fronteira agrícola do Matopiba, a única incerteza que paira sobre os projetos de plantio deste ano é a certeza de que o fenômeno “El Nino” está dominando. O aquecimento das águas do Pacífico Equatorial pode trazer chuvas abundantes para o cone sul – Paraguai, Argentina e Região Sul do País – e chuvas menos generosas para Mato Grosso e Matopiba.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário