
Vinte e quatro escolas e mais de mil alunos envolvidos. Os números são do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) Portas Abertas, organizado nesta sexta-feira, 17 de agosto, nas centrais Campo Limpo de Barreiras e de Roda Velha, gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri).
Comemorado no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão de pessoas de todo o Brasil, desde sua primeira edição em 2005. A data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência.
Na região, a ação contou com uma série de atividades socioeducativas.
Destaque para a visitação guiada nas unidades de processamento de embalagens vazias, área de recreação, gincanas educativas com temas envolvendo educação ambiental, segurança e saúde ocupacional, mini palestra com a temática logística reversa, além de homenagens aos elos locais que contribuem com a conservação ambiental.
Na unidade de Rosário, a ação será na próxima terça-feira, 21 de agosto, das 8h às 12h.
Para a gerente da Central Campo Limpo de Barreiras, Ana Mércia Brandi, o DNCL assume importância estratégica na cultura da responsabilidade socioambiental.
“A promoção do DNCL se tornou indispensável na formação das pessoas, pois através desta ação teremos agentes transformadores e multiplicadores de conhecimento e de novas ações de responsabilidade socioambiental, garantindo a vida das gerações futuras”, reforçou.
Além do tradicional Portas Abertas, as unidades ainda irão promover até final de agosto, outras quatro ações:
O DNCL na Escola, organizado pelos professores das escolas do entono, com intuito de promover a conscientização ambiental junto aos seus alunos;
O DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários;
O Dia de Campo, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores;
E a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.
