
Mesmo com a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições deste ano, segundo pesquisa do instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (3).
A pesquisa fez cenários com e sem o petista. Naquele em que o ex-presidente aparece, na estimulada, quando nomes de candidatos são citados, Lula lidera, seguido por Jair Bolsonaro (PSL). Vale lembrar que o levantamento foi realizado entre os dias 1º e 2 de setembro, ou seja, depois que o TSE indeferiu a candidatura do petista, decisão tomada na madrugada de sábado (1º). Veja os resultados:
Lula (PT) – 37%
Jair Bolsonaro – 22%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 6%
Marina Silva (Rede) – 5%
João Amoêdo (Novo) – 4%
Alvaro Dias (Podemos) – 3%
Guilherme Boulos (PSOL) – 1%
Henrique Meirelles (MDB) – 1%
Cabo Daciolo (Patriota) – 1%
Nenhum – 9%
Brancos e Nulos – 2%
Não sabe – 2%
Não respondeu – 0%
Ciro descola como segundo
Na estimulada sem o ex-presidente, Bolsonaro assume a dianteira, com 26%, enquanto o ex-prefeito de São Paulo e provável substituto de Lula na disputa registra 6% e fica em quinto lugar. Veja os números:
Jair Bolsonaro (PSL) – 26%
Ciro Gomes (PDT) – 12%
Marina Silva (Rede) – 11%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 8%
Fernando Haddad (PT) – 6%
João Amoêdo (Novo) – 4%
Alvaro Dias (Podemos) – 3%
Henrique Meirelles (MDB) – 1%
Guilherme Boulos (PSOL) – 1%
Cabo Daciolo (Patriota) – 1%
Nenhum – 18%
Brancos e Nulos – 4%
Não Sabe – 5%
Não respondeu – 1%
Pesquisa espontânea
Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula e Bolsonaro ficam empatados com 21%. Haddad (PT) registra apenas 1%, desempenho de candidatos nanicos. Veja os números:
Lula (PT) – 21%
Jair Bolsonaro (PSL) – 21%
Ciro Gomes (PDT) – 4%
João Amoêdo (Novo) – 3%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 3%
Alvaro Dias (Podemos) – 1%
Fernando Haddad (PT) – 1%
Outros – 1%
Nenhum – 14%
Brancos e Nulos – 5%
Não sabe – 21%
Não respondeu – 3%
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 2 de setembro deste ano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento tem intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01057/2018.
Bolsonaro parece estar no segundo turno. Agora resta saber quem Marina, Ciro, Haddad, Geraldo Alckmin e até Amoedo apoiarão na passagem de um deles para a consulta de 27 de outubro. Neste momento acontecerá a verdadeira polarização da campanha.
Outro fato relevante é que até o final da semana, a propaganda gratuita do PT deverá trazer Haddad e Manuela como candidatos do PT.
No domingo, o partido Novo pediu medida cautelar ao TSE para retirar a propaganda presidencial do PT. A propaganda de rádio com a voz de Lula já foi vetada pelo TSE.
Outro dado importante: sem levantar qualquer suspeita sobre os resultados da pesquisa, vale lembrar que o economista Paulo Guedes, a eminência parda de Bolsonaro, é o sócio majoritário do Banco BTG Pactual, patrocinador da pesquisa.
