
O GP do Japão de F1 será transmitido pela Globo a partir das 2 horas da madrugada deste domingo. Abra a imagem em uma nova guia para melhor visualizar.
Lewis Hamilton conquistou a pole position para para o GP do Japão em uma intensa sessão de qualificação que viu as condições climáticas se alterarem constantemente em Suzuka.
Sebastian Vettel foi e apanhado pela chuva e, depois de erro da Ferrari ao mandar a dupla com pneus intermediários, não teve tempo para mais voltas e largará na nona posição.
A Mercedes garantiu a dobradinha com Valtteri Bottas colocando a outro W09 na segunda posição. O finlandês conseguiu ser melhor que Hamilton no último final de semana na Rússia, mas foi três décimos mais lento do que o tetracampeão mundial no Japão.
Max Verstappen se alinhará atrás da Mercedes e tentará desafiar as “Flechas de Prata” na corrida da madrugada deste domingo. Kimi Raikkonen ficou em quarto com a outra Ferrari, enquanto Romain Grosjean fez uma exibição impressionante para completar os cinco primeiros.
Daniel Ricciardo abandonou a qualificação depois de ter problemas no motor durante o Q2. O australiano relatou “perda de potência” e retornou lentamente aos boxes, onde permaneceu pelo restante da sessão. O piloto de 29 anos vai largar na P15.
A chuva começou a cair no final do Q2, no entanto, não molhou consideravelmente a pista. Os pneus slick ainda eram a melhor opção para as equipes, mas a Ferrari optou por encaixar os compostos intermediários em sua primeira tentativa no Q3.
Mas tanto Vettel quanto Raikkonen retornaram aos boxes imediatamente para que o composto supermacio fosse colocado quando confirmaram que a pista estava totalmente seca. Naquele estágio, o restante dos pilotos já tinha feito voltas rápidas, e a Ferrari tinha que rapidamente conseguiu suas voltas boas.
A dupla então cometeu um erro no mesmo ponto da pista. Um trecho molhado na curva 7 empurrou ambos os pilotos para fora da pista, com o erros custando a Vettel mais do que custou a Raikkonen. Eles passaram e completaram suas voltas com Raikkonen em quarto e Vettel em nono.
A chuva então começou a cair no pior momento para a equipe de Maranello, já que isso significava que nenhum dois dois pilotos poderia melhorar seus tempos e tentar desafiar a Mercedes. Vettel terá que lutar pare chegar à frente se quiser manter as esperanças do campeonato vivas.
A Toro Rosso veio para a qualificação com a grande missão de colocar seus carros no Q3 depois da nova atualização da Honda. Apesar de ser um grande desafio, poucos poderiam prever que Brendon Hartley e Pierre Gasly se classificariam na P6 e P7, respectivamente, para a corrida de domingo.
Atrás das Toro Rosso ficou Esteban Ocon, da Force India. Sergio Perez completou o top 10 e foi novamente superado pelo companheiro de equipe Ocon.
O Grande Prêmio do Japão de F1 acontece neste domingo (07 de outubro) às 02h10 (horário de Brasília) com a F1Mania AO VIVO e em TEMPO REAL com todas as atividades da F1 em Suzuka.
Atualização: Esteban Ocon recebeu uma penalidade de 3 posições no grid de largada por incidente durante a bandeira vermelha no TL3, com isso Vettel larga em oitavo
