Morre, em Barcelona, Montserrat Caballé, a diva espanhola da ópera

 

Aos 85 anos,  morreu hoje (6), em Barcelona, a soprano espanhola Montserrat Caballé. Ela estava internada, no Hospital Sant Pau, desde o mês passado em decorrência de uma doença crônica, não revelada.

O corpo da cantora será velado amanhã (7) e enterrada segunda-feira (8), em Barcelona.

Considerada por muitos críticos como a melhor soprano do século 20,  Montserrat Caballé apresentou-se em diversos palcos mundo interpretando obras como La Serva Padrona, de Pergolesi; Così Fan Tutte, de Mozart; Norma I Puritani, de Bellini.

Em seu repertório também se destacaram Il TrovatoreLa TraviataUm Ballo in Maschera e Aida, todas de Giuseppe Verdi. 

A artista também interpretou as heroínas Isolda e Sieglinde, de Wagner, assim como as de quatro obras de Giacomo Puccini: ToscaLa BohèmeMadame Butterfly e Turandot.

Montserrat Caballé conquistou um prêmio Grammy e foi agraciada com a comenda Príncipe de Astúrias das Artes em 1991, a mais alta distinção concedida na Espanha.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário