Saiu o resultado do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) – 2018. Veja aqui.
O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
Entre os 13 postos de saúde inscritos em Luís Eduardo Magalhães 2 foram desclassificados por não responder a avaliação, um desclassificado por desempenho ruim, 6 avaliados como regular, e apenas 4 listados em bom
Entre as listas de desclassificações estão as unidades de saúde dos postos Oswaldo Cruz (uma equipe desclassificada, pois embora inscrita nunca foi formada. A segunda foi avaliada como desempenho regular) no bairro Santa Cruz; Paulo Rodolfo, nas Acácias e Egon Riffel, no Novo Paraná.
De certo uma queda grave de produção se compararmos ao resultado anterior em 2015, onde o menor resultado foi BOM.
Cabe salientar que há época as unidades eram administradas diretamente pelos enfermeiros das equipes.
Infelizmente a atual gestão entende de forma diferente e prefere indicar os administradores de Postinhos, por nomeação, externos às equipes, e por vezes profissionais estranhos aos quadros da saúde.
Bom, esse será o resultado, que infelizmente reflete e refletirá na entrada de verbas à saúde pública.

Se a atenção básica não vai bem, também é muito estranho que, entregue com a chave na porta em dezembro de 2016, o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas de nível 3 (CAPS AD III), tenha sido inaugurado somente neste mês de outubro, com os fogos de artifício e honras de praxe.
