TSE anula diploma de deputado do ex-prefeito Caetano

Vaga de Caetano será ocupada pelo ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes

A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior (TSE),  determinou a imediata execução da decisão que tornou  inelegível o deputado federal Luiz Caetano (PT) e automaticamente  anulou o diploma recebido pelo parlamentar na última terça-feira (18). A decisão da ministra  atende pedido feito pelo 1º suplente da coligação Frente do Trabalho por Toda a Bahia, Charles Fernandes (PSD). Com a decisão do TSE, o ex-prefeito de Guanambi  assume  a titularidade e será  um dos 39 representantes da Bahia no Congresso Nacional a partir de fevereiro.

Na decisão, datada de segunda-feira (17/12), mas só publicizada nesta sexta-feira(21), no diário eletrônico do TSE, a ministra Rosa Weber lembra ao TRE da Bahia  que não era  preciso aguardar “o julgamento de eventuais embargos de declaração” para determinar a execução imediata do ato. O registro de candidatura de Caetano foi negado por 7×0 na sessão do TSE do 27 de novembro, quando a inelegibilidade do ex-prefeito de Camaçari e deputado federal eleito foi confirmada. Decisão se baseaou na  Lei da Ficha Limpa, que considera inelegíveis políticos condenados por improbidade administrativa com dano ao erário por órgão colegiado. 

O ex-prefeito de Camaçari foi condenado em 2014 pela Vara da Fazenda Pública de Camaçari, a devolver aos cofres públicos R$ 304 mil, por  crime contra os cofres públicos por contratação sem licitação, em 2007, a Fhunami, para  a fabricação de  fardamentos e material escolar.  Investigação do MP mostrou que a Fhunami não possuía histórico de produção desse qualquer tipo de produto, promovendo apenas atividades artísticas. Do Camaçari Agora.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário