Setenta mortos e 1.201 feridos nas estradas federais do País no feriado de Ano Novo

Houve diminuição no número de acidentes, mortos e feridos em relação a 2017. Dobrou o número de condutores flagrados sob efeito de álcool ao volante

A Operação Ano Novo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) – com atuação em todos os estados do Brasil – terminou nesta terça-feira (01). A ação, que teve início na sexta feira (28), registrou diminuição no número de acidentes graves e aumento nas autuações relacionadas às condutas que mais geram morte no trânsito, como são os casos do embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas. Houve maior apreensão de drogas, munições e armas.

Mantendo uma tendência registrada nos últimos anos, a PRF tem conseguido reduzir o número de acidentes e vítimas; em destaque nos períodos de grandes feriados. A Operação Ano Novo manteve esta tendência. O total de acidentes, comparando ao mesmo período do ano passado registrou uma queda de 30%. Os números foram de 1.264 para 880.

A reboque veio o decréscimo na quantidade de vítimas. O total de feridos variou de 1.310 para 1.201, o que representa uma queda de 8%. Mas o fato que mais traz satisfação no cenário de resultados foi a queda no número de óbitos neste feriado. Não é cabido comemorar, no entanto, considerando que um dos lemas da PRF é preservar vidas, este é um dado relevante.

Na mesma operação do ano passado 87 pessoas perderam suas vidas em acidentes nas rodovias federais brasileiras. Já neste ano o total de mortos foi de 70; o que representa 20 % menos.

No período de cinco dias de operação, a PRF registrou um aumento no total de flagrantes de infrações consideradas muito graves. O mau comportamento dos condutores foi percebido pelo efetivo da PRF, que acabou registrando os números abaixo.

 

Infração

Total em 2017

Total em 2018

Ultrapassagens irregulares

4.492

7.156 (+59%)

Não uso de cinto de segurança

2.133

5.301 (+149%)

Não uso da cadeirinha

371

1.038 (+180%)

Embriaguez ao volante

640

1.327 (+107%)

Não uso do capacete

329

856 (+160%)

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário